José Saramago

10.11.06 at 2:46 da manhã

José Saramago em entrevista à "Visão"

Cito a Visão nº714, de 9 de Novembro, em concreto uma entrevista conduzida por Sara Belo Luís:
"José Saramago
‘Eram tempos, eram tempos’
A propósito de As Pequenas Memórias, o Nobel da Literatura conta à VISÃO como foi recordar a infância.

Podia ter-se esquecido daquele lugar como, afinal, ao longo da vida, se esqueceu de tanta coisa. «O que é que aconteceu para que aquilo tudo ficasse cá dentro?». José Saramago evoca a infância e a juventude, num livro de 150 páginas, a que deu o nome de As Pequenas MemóriasNesta Esquina do Tempo) com poemas do escritor interpretados por João Afonso, Luís Pastor e Lurdes Guerra. (Editorial Caminho). Será lançado na Azinhaga, aldeia onde nasceu, no próximo dia 16, quando completar 84 anos. A sessão começará com uma leitura de Jorge Vaz de Carvalho, à qual se seguirá a apresentação de um disco (Nesta Esquina do Tempo) com poemas do escritor interpretados por João Afonso, Luís Pastor e Lurdes Guerra.

VISÃO: As Pequenas Memórias passa-se na Azinhaga e também em Lisboa, para onde foi viver aos 2 anos. Mas é na aldeia ribatejana que estão as suas raízes afectivas?
JOSÉ SARAMAGO:
Vivemos num determinado lugar, mas habitamos outros lugares. Eu vivo aqui em Lisboa quando cá estou, vivo em Lanzarote quando lá estou. Mas habitar, habitar, habito naquilo que seria – ou é – a aldeia. Não se trata, porém, desta aldeia, antes a aldeia da minha memória. Não quer dizer que aquela terra que lá está não tenha sentido sem o sentido que eu lhe dei. Tudo muda, tudo se transforma, as pessoas que lá vivem não têm culpa, mas tenho que dizer que, quando penso na Azinhaga, não penso na Azinhaga de hoje. [...]" Pode continuar a ler aqui.




View My Stats